17/09/2014

CASA DURVAL PAIVA:CANCER INFANTO JUVENIL: DIAGNOSTICAR É PRECISO

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
17/09/2014




Câncer Infantojuvenil - diagnosticar é preciso

A Casa Durval Paiva promove a partir do dia 19/09 na sede da instituição, em Natal, e do dia 23/09, em Santo Antônio, capacitação sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, junto aos Médicos do PROVAB - Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, buscando o Diagnóstico Precoce da doença junto a crianças e adolescentes potiguares. A ação conta com patrocínio do Instituto Ronald McDonald. 
O câncer na infância possui causas diferentes do câncer do adulto. Enquanto nos adultos os fatores externos como tabagismo, tipo de alimentação, tipo de trabalho, entre outros podem causar câncer, na criança, o fator genético (alteração genética que a criança possui em seu DNA), atua como o principal determinante desta patologia, junto com os fatores ambientais e os neonatais.
Portanto, para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, ou seja, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado em uma criança, maiores serão suas chances de cura com um mínimo de sequelas pós tratamento. Para conseguir este diagnóstico precoce é preciso que todos os profissionais médicos e não-médicos que atuam com crianças, conheçam os principais sinais e sintomas desta patologia: dor difusa nos ossos, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça frequente principalmente associada a vômitos pela manhã, mancha branca no olho, febre persistente sem causa aparente, emagrecimento, sangramentos anormais, tumoração em ossos ou musculatura, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, dor abdominal importante principalmente associada as tumorações abdominais, entre outros, podem ser sugestivos de um câncer infantil e indicam que a criança precisa ser examinada por um especialista (oncologista pediatra).

Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa
Casa Durval Paiva - (84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544
caccdurvalpaiva.org.br
facebook/casadurvalpaiva - twitter/caccdurvalpaiva instagram/casadurvalpaiva - youtube/caccdurvalpaiva
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!

Nenhum comentário:

GABIGOL É SUSPENSO POR DOIS ANOS POR FRAUDE EM EXAME ANTIDOPING

    Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping. O julgamento teve início na semana passada e foi ...