26/03/2015

CASA DURVAL PAIVA:ENTREVISTA MEDICAMENTO GENÉRICOS,SIMILARES E DE REFERENCIA

Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Sugestão de Pauta

Entrevista: ‘Medicamentos genéricos, similares e de referência’ com o farmacêutico Thales Hiêgo da Casa Durval Paiva

Muitas pessoas vão a uma farmácia para comprar um remédio prescrito pelo médico e muitas vezes se deparam com o balconista que oferece outros medicamentos justificando que “é a mesma coisa”, “é mais barato” ou “é o remédio mais vendido”. Diante dessa situação, o paciente termina levando o remédio aconselhado pelo balconista sem saber os riscos que podem vir com essa prática.
No acompanhamento do tratamento dos pacientes com câncer se faz necessário o trabalho de orientação não só dos benefícios das medicações, mas um alerta quanto às consequências da administração incorreta. Neste sentido, lidar com pacientes com câncer requer um cuidado a mais. Sobre esse assunto vamos conversar hoje com Thales Hiêgo – farmacêutico da Casa Durval Paiva.

1.Qual a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência?
R - O medicamento de referência, também conhecido popularmente como “de marca” ou “original”, é o produto inovador, que tem técnicas ou substância, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente e registradas. Os medicamentosgenéricos e similares podem ser considerados “cópias” do medicamento de referência, pois para o registro deles é obrigatório estudos comprovando essa equivalência. Um detalhe importante é que o medicamento genérico já tinha como obrigatoriedade a apresentação dos testes de equivalência desde sua criação, em 1996, a obrigatoriedade para medicamentos similares foi a partir de 2003.

2. Como o paciente pode identificar os três tipos de medicamento?
R - O medicamento genérico possui em sua embalagem uma tarja amarela com a letra “G” em caixa alta e negrito, o nome "Medicamento Genérico" e a Lei nº 9.787/99 escrita. Os genéricos não têm marca, apenas o princípio ativo do medicamento. Já os medicamentos de referência e similar não há como diferenciar pela embalagem. Então, o ideal é buscar o farmacêutico para obter com precisão a orientação necessária sobre os tipos de medicamentos. Essas informações, bem como os cuidados na administração e armazenamento dos medicamentos são repassadas aos pacientes da Casa Durval Paiva para que não tenham nenhuma dúvida e utilizem os medicamentos sempre de forma correta.

3. O medicamento genérico tem o mesmo efeito do de marca?
R - O efeito do medicamento genérico tem equivalência com o de referência comprovada cientificamente. Muitos médicos ainda temem prescrever o medicamento genérico devido ao baixo preço, mas os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento, pois as formulações já estão definidas pelos medicamentos de referência. Os fabricantes de medicamentos genéricos também não precisam fazer propaganda, pois não há marca a ser divulgada, e tudo isso reflete no custo final do medicamento. Isso também fica valendo para o similar, embora tenha nome comercial. A medicação que dispensamos aos pacientes da Casa são aqueles que melhor se adéquam ao tratamento do paciente, visando sempre a sua qualidade de vida.

4. A receita médica também é necessária para adquirir medicamentos genéricos e similares?
R- O que vai definir se precisa da receita médica será a classe do medicamento, e não a marca. Desde 2007 existe a lei da intercambialidade onde os medicamentos que precisam de receita (tarja vermelha, preta e antibióticos), se forem prescritos pelo nome de referência podem ser vendidos os genéricos, e vice-versa. Atualmente, até os similares podem ser intercambiáveis.

O uso de medicamento seja ele de referênciagenérico ou similar sem prescrição médica deve ser evitado, pois a automedicação pode trazer riscos para à saúde.No apoio aos pacientes assistidos na Casa Durval Paiva está incluso a entrega de medicações adjuvantes ao tratamento oncohematológico. O Dispensário de Medicamentos existe desde 2009 e busca oferecer segurança, eficiência e adesão do paciente ao tratamento proposto.

A Casa Durval Paiva ampara crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e doenças hematológicas crônicas, juntamente com seus responsáveis durante o tratamento em Natal. Hoje são 956 pacientes cadastrados, crianças e adolescentes oriundos de 133 municípios do RN, PB, CE, PI e AL.
CONTATO: (084) 4006-1600. Endereço: Rua Clementino Câmara, 234 Barro Vermelho – Natal
Site: www.casadurvalpaiva.org.br/  facebook.com/casadurvalpaiva

Fonte: Assessoria de Comunicação

Enviado por:
Sandra Cerqueira - Assessora de Imprensa
84 4006-1600/ 9981-3474

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...