30/05/2012

CIDADE DE TENENTE ANANIAS/RN REALIZOU 2º FORUM DO SELO UNICEF




A cidade de Tenente Ananias-RN realizou nesta terça-feira, 29, o 2º Fórum    Comunitário de Avaliação do município, do Selo Unicef-Município Aprovado Edição 2009/2012.
543242_320947684646897_100001950053973_757451_378342846_n.jpg
O evento mobilizou toda cidade que desde cedo realizou diversas manifestações e apresentações para recepcionar a técnica do Unicef.
536290_320950891313243_100001950053973_757462_861319585_n.jpg
O Fórum aconteceu na Câmara Municipal com a presença de representantes do Poder Executivo, Legislativo, Secretarias Municipais e diversas entidades e órgão da sociedade civil do município com o intuito de avaliar os indicadores sociais a respeito da qualidade de vida das crianças e adolescentes no município.


O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

         O projeto começou no Ceará, no ano de 1999, daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando a sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.
Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

      Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.

       A prefeita Maria José Jácome participou do evento ressaltando a importância do trabalho realizado pela equipe articuladora e o empenho de toda a sociedade “Independente do resultado temos a convicção que o importante é avançarmos em busca da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes e nós estamos sempre prontos para apoiar e contribuir com causas como esta.”

 O Articulador do Selo UNICEF no município, José Leandro Neto, enfatizou a importância do trabalho em grupo e o grande esforço realizado em prol do projeto e do fortalecimento das instituições de defesa da criança e do adolescente.

            A previsão é que o resultado com os municípios ganhadores seja divulgado pelo Unicef em dezembro.

Nenhum comentário:

GABIGOL É SUSPENSO POR DOIS ANOS POR FRAUDE EM EXAME ANTIDOPING

    Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping. O julgamento teve início na semana passada e foi ...