30/05/2012

CIDADE DE TENENTE ANANIAS/RN REALIZOU 2º FORUM DO SELO UNICEF




A cidade de Tenente Ananias-RN realizou nesta terça-feira, 29, o 2º Fórum    Comunitário de Avaliação do município, do Selo Unicef-Município Aprovado Edição 2009/2012.
543242_320947684646897_100001950053973_757451_378342846_n.jpg
O evento mobilizou toda cidade que desde cedo realizou diversas manifestações e apresentações para recepcionar a técnica do Unicef.
536290_320950891313243_100001950053973_757462_861319585_n.jpg
O Fórum aconteceu na Câmara Municipal com a presença de representantes do Poder Executivo, Legislativo, Secretarias Municipais e diversas entidades e órgão da sociedade civil do município com o intuito de avaliar os indicadores sociais a respeito da qualidade de vida das crianças e adolescentes no município.


O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

         O projeto começou no Ceará, no ano de 1999, daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando a sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.
Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

      Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.

       A prefeita Maria José Jácome participou do evento ressaltando a importância do trabalho realizado pela equipe articuladora e o empenho de toda a sociedade “Independente do resultado temos a convicção que o importante é avançarmos em busca da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes e nós estamos sempre prontos para apoiar e contribuir com causas como esta.”

 O Articulador do Selo UNICEF no município, José Leandro Neto, enfatizou a importância do trabalho em grupo e o grande esforço realizado em prol do projeto e do fortalecimento das instituições de defesa da criança e do adolescente.

            A previsão é que o resultado com os municípios ganhadores seja divulgado pelo Unicef em dezembro.

Nenhum comentário:

APÓS APANHAR DE MARIDO POR NÃO FAZER SEXO, MULHER FOGE NUA PELA RUA

Uma mulher de 34 anos precisou correr nua pela rua de sua residência no bairro Boa Esperança, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá), depo...